Método das 28 palavras: sílabas- versão zen

Jogo Didático

Autor: João Lopes de Freitas

Organização: Escola Secundária de Lagoa

Este jogo, no aplicativo Scratch, aborda a construção silábica, tendo por base o método das 28 palavras. Os alunos selecionam as sílabas da palavra que corresponde à realidade representada  na imagem, sendo o resultado a palavra escrita e a sua sonorização. Esta é uma forma lúdica de os alunos desenvolverem competências ao nível da construção de palavras. O "feedback" visual e auditivo facilita o processo de relação imagem/ palavras/ sílabas.

A versão "zen" está especialmente adaptada ao Ensino Especial, possuindo controlo de velocidade, imagens aumentadas e ajustes na dificuldade. No caso das palavras com duas sílabas, não existe a terceira sílaba falsa, como acontece com as versões "Método da 28 palavras- sílabas" e "Método da 28 palavras- treino", também disponíveis na plataforma.

Ficha Técnica

Anos

  • 1.º
  • Pré-escolar

Disciplinas

  • Outras
  • Português

Domínios

  • Escrita
  • Leitura

Idioma

  • Português (PT)

Modos de utilização

  • Online

Requisitos Técnicos

Qualquer computador ou "tablet" com "browser" (Chrome, IE, etc.).

Propostas de Operacionalização

Joao Lopes De Freitas
Escola Secundária de Lagoa
Utilize este jogo para ajudar o aluno a relacionar o som das sílabas com a sua forma escrita. Podem ser feitas pequenas sessões de jogo seguidas de verificação num contexto diferente. Esta versão está direcionada para uma utilização acompanhada, mas pode ser utilizada de forma autónoma. Este recurso está orientado para alunos com mais dificuldades , muito em particular com dificuldades ao nível da motricidade. 

Para uma experiência mais autónoma e emocionante, sugere-se o recurso "Método das 28 palavras: sílabas".

Comentários

Ainda não foram adicionados comentários