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Introdução ao estudo da paridade de funções

Jogo Didático

Autor: Rui Moutinho

Organização: Escola Secundária Antero de Quental

Este recurso é composto por uma applet GeoGebra "online" acompanhada por um guião. No ficheiro ZIP, estão o guião e a chave de respostas às questões que aparecem no guião, ambos em PDF.

A atividade está pensada para ser efetuada pelo aluno, autonomamente no âmbito do E@D, seguindo o guião em paralelo com a manipulação do recurso de GeoGebra.

O guião contém o endereço digital do recurso GeoGebra e é composto por 3 partes gerais: uma nota prévia com requisitos que o aluno deve possuir antes de iniciar a atividade; uma sequência de questões que introduzem e orientam a exploração do GeoGebra com vista aos conceitos de paridade de funções; e uma síntese teórica final.

Ficha Técnica

Anos

  • 10.º

Disciplinas

  • Matemática A

Domínios

  • Álgebra
  • Funções Reais de Variável Real

Idioma

  • Português (PT)

Modos de utilização

  • Online
  • Descarregável

Requisitos Técnicos

> Descompressor de ficheiro ZIP (p.e. Windows 7+, 7zip, WinZip);
> Acesso à internet e navegador compatível com uso de Geogebra (p.e. Firefox, Chrome);
> PC (recomendado), tablet ou smartphone;
> Leitor de PDF (p.e. SumatraPDF, Acrobat Reader).

Propostas de Operacionalização

Rui Moutinho
Escola Secundária Antero de Quental
Como tarefa pensada para o Ensino à Distância, pode ser criado um "Trabalho" na plataforma Classroom (ou outra), acompanhado de instruções gerais sucintas e, eventualmente o "link" do recurso geogebra (já incluso no guião).
Para potenciar o espírito exploratório e a autonomia, pede-se aos alunos que sigam o guião e que explorem o recurso Geogebra, mesmo sem fazer alusões prévias a detalhes da temática, sendo exceção a preparação para o uso do Geogebra, caso seja a primeira vez que o mesmo é usado pelos discentes.

Em alternativa ao guião em PDF, pode-se elaborar um formulário na própria plataforma Google.

No final da tarefa, recolhem-se as respostas e, com o professor, faz-se a análise crítica das conclusões, com a consequente consolidação do conceito de função par e função ímpar.

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