Exploração do conto O senhor mago e a folha, de Toño Núñez

Animação/Simulação

Autor: Sónia Alexandra Mesquita Ferreira

Organização: Escola Básica Integrada de Água de Pau

Este recurso é uma apresentação interativa sobre a obra "O senhor mago e a folha", de Toño Núñez,  e serve de apoio à construção e consecução de uma sequência didática baseada na obra, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para o 1.º ano. O recurso é dinâmico e permite várias abordagens e utilizações:
- Visionamento do reconto pela contadora Leda Pestana;
- Exploração das ilustrações de animais a par do visionamento de imagens reais  e de informações sobre o seu "habitat", alimentação e características, ocultas nos botões interativos sob cada imagem (fontes: wikipedia e  www.avesdeportugal.info);
- 2 jogos sobre o conto: jogo da memória para crianças que não sabem ler e jogo de questões para as que já sabem;
- 2 atividades de turma: desenho orientado e "galeria dos bichinhos".

Ficha Técnica

Anos

  • 1.º
  • 2.º
  • 3.º
  • 4.º

Disciplinas

  • Cidadania
  • Estudo do Meio
  • Português
  • TIC

Domínios

  • Educação Ambiental
  • Iniciação à educação literária
  • Investigar e pesquisar
  • Leitura

Idioma

  • Português (PT)

Modos de utilização

  • Online

Requisitos Técnicos

Adobe Flash Player, leitor de vídeo, colunas audio.

Propostas de Operacionalização

Sónia Ferreira
EBI de Água de Pau
Esta obra, sugerida pelo PNL para o 1.º ano, poderá ser usada noutros anos do 1.º ciclo, dada a riqueza e potencial pedagógico da história e das ilustrações, pelo que se apresentam soluções para dois níveis de ensino.
Aquando  do reconto da história, pelo professor ou pelo vídeo da contadora, os alunos atentarão nas ilustrações à descoberta dos animais "escondidos" na floresta. No final, relembram os animais patentes nos diapositivos, apreciando as imagens, as informações ocultas nos botões que piscam sob as mesmas e os sons da natureza registados nos vídeos. Há, então, várias possibilidades na sequência do trabalho: pesquisa orientada, um desenho a partir dela, jogos para 2 níveis (leitor ou não) e projeto sobre o meio, com exploração multimédia e digital, facilmente adaptável à idade.

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