","link":"https://g.co/doodle/ygxau2?ds=cl","approved":1,"approvedScientific":1,"approvedLinguistic":1,"status":true,"created_at":"2018-11-29T16:46:54.000Z","updated_at":"2018-11-30T13:39:24.000Z","deleted_at":null,"format_id":7,"user_id":5,"ratingAvg":"5.0000","ratingUsers":1,"Format":{"id":7,"title":"Jogo Didático","type":"game","color":"#6a696a","priority":7,"status":true,"created_at":"2016-07-14T11:43:10.000Z","updated_at":"2016-07-14T11:43:10.000Z","deleted_at":null,"image_id":7,"Image":{"id":7,"name":"jogo_didatico","extension":"svg","status":true,"created_at":"2016-07-14T11:43:10.000Z","updated_at":"2016-07-14T11:43:10.000Z","deleted_at":null}},"Years":[{"title":"3.º","id":3},{"title":"4.º","id":4},{"title":"5.º","id":5},{"title":"6.º","id":6}],"Languages":[{"title":"Inglês","id":3}],"Modes":[{"title":"Online","id":1}],"Tags":[{"title":"código","id":2059},{"title":"programação","id":2060},{"title":"Google","id":2241},{"title":"doodle","id":4637},{"title":"logo","id":4638},{"title":"blocos","id":4639},{"title":"50 anos","id":4640}],"Files":[],"User":{"name":"Equipa REDA","organization":"REDA","email":"dre.rea@edu.azores.gov.pt","hidden":false,"Registration":null},"Domains":[{"title":"Lógica","id":77,"Resources":[{"id":1571,"resource_domain":{"created_at":"2018-11-29T16:46:54.000Z","updated_at":"2018-11-29T16:46:54.000Z","domain_id":77,"resource_id":1571}}]},{"title":"Programação","id":79,"Resources":[{"id":1571,"resource_domain":{"created_at":"2018-11-29T16:46:54.000Z","updated_at":"2018-11-29T16:46:54.000Z","domain_id":79,"resource_id":1571}}]}],"Subjects":[{"title":"Programação e Robótica","id":18,"Resources":[{"id":1571,"resource_subject":{"created_at":"2018-11-29T16:46:54.000Z","updated_at":"2018-11-29T16:46:54.000Z","resource_id":1571,"subject_id":18}}]}]},"errorMessage":null,"errorStatus":null},"relatedResources":{"fetching":false,"fetched":true,"data":[{"title":"Lightbot","slug":"lightbot","description":"Jogo que ensina alguns princípios de programação, através de desafios que são colocados a um pequeno robot. Este precisa de percorrer um caminho e acender luzes nos lugares indicados.\n\nPara visualizar o recurso, pode ser necessário autorizar o navegador de internet a correr conteúdos Flash. Verifique se tem notificações de segurança na barra de endereço.","highlight":false,"exclusive":true,"status":true,"created_at":"2017-04-04T01:04:25.000Z","updated_at":"2019-11-07T11:52:32.000Z","user_id":5,"Format":{"id":7,"title":"Jogo Didático","type":"game","color":"#6a696a","priority":7,"status":true,"created_at":"2016-07-14T11:43:10.000Z","updated_at":"2016-07-14T11:43:10.000Z","deleted_at":null,"image_id":7,"Image":{"id":7,"name":"jogo_didatico","extension":"svg","status":true,"created_at":"2016-07-14T11:43:10.000Z","updated_at":"2016-07-14T11:43:10.000Z","deleted_at":null}},"Tags":[{"id":2059,"title":"código","type":"RES","status":true,"created_at":"2017-04-04T01:04:25.000Z","updated_at":"2017-04-04T01:04:25.000Z","deleted_at":null,"resource_tag":{"created_at":"2019-11-07T11:52:32.000Z","updated_at":"2019-11-07T11:52:32.000Z","resource_id":515,"tag_id":2059}},{"id":2060,"title":"programação","type":"RES","status":true,"created_at":"2017-04-04T01:04:25.000Z","updated_at":"2017-04-04T01:04:25.000Z","deleted_at":null,"resource_tag":{"created_at":"2019-11-07T11:52:32.000Z","updated_at":"2019-11-07T11:52:32.000Z","resource_id":515,"tag_id":2060}}]},{"title":"SpriteBox","slug":"spritebox","description":"Jogo de plataformas (tal como o do \"Super Mario\"), que ensina alguns princípios de programação, através de desafios que são colocados a uma pequena personagem. Esta tem de ir recolhendo estrelinhas e ultrapassando obstáculos, nas várias plataformas, com a ajuda de uma outra personagem que a acompanha e que é quem executa as ordens dadas.","highlight":false,"exclusive":true,"status":true,"created_at":"2017-04-04T01:14:44.000Z","updated_at":"2017-04-04T01:33:15.000Z","user_id":5,"Format":{"id":7,"title":"Jogo Didático","type":"game","color":"#6a696a","priority":7,"status":true,"created_at":"2016-07-14T11:43:10.000Z","updated_at":"2016-07-14T11:43:10.000Z","deleted_at":null,"image_id":7,"Image":{"id":7,"name":"jogo_didatico","extension":"svg","status":true,"created_at":"2016-07-14T11:43:10.000Z","updated_at":"2016-07-14T11:43:10.000Z","deleted_at":null}},"Tags":[{"id":2059,"title":"código","type":"RES","status":true,"created_at":"2017-04-04T01:04:25.000Z","updated_at":"2017-04-04T01:04:25.000Z","deleted_at":null,"resource_tag":{"created_at":"2017-04-04T15:30:57.000Z","updated_at":"2017-04-04T15:30:57.000Z","resource_id":516,"tag_id":2059}}]}],"errorMessage":null,"errorStatus":null},"highlights":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errorMessage":null,"errorStatus":null},"genericResource":{"fetching":false,"fetched":true,"data":{"title":"\"Doodle\": 50 anos da linguagem LOGO","description":"Jogo de programação por blocos, que celebra os 50 anos da criação da linguagem Logo."},"errorMessage":null,"errorStatus":null},"scripts":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errorMessage":{"name":"SequelizeValidationError","errors":[]},"errorStatus":403},"terms":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errorMessage":null,"errorStatus":null},"auth":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errors":null,"isAuthenticated":false,"errorMessage":null,"errorStatus":null},"user":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errorMessage":null,"errorStatus":null},"users":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errorMessage":null,"errorStatus":null},"filters":{"data":null},"filtersApps":{"data":null},"filtersLinks":{"data":null},"alerts":{"message":null},"apps":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errorMessage":null,"errorStatus":null},"app":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errorMessage":null,"errorStatus":null},"links":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errorMessage":null,"errorStatus":null},"link":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errorMessage":null,"errorStatus":null},"hints":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errorMessage":null,"errorStatus":null},"hint":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errorMessage":null,"errorStatus":null},"systems":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errorMessage":null,"errorStatus":null},"categories":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errorMessage":null,"errorStatus":null},"themes":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errors":null,"isAuthenticated":false},"cycles":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errorMessage":null,"errorStatus":null},"feedback":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errorMessage":null,"errorStatus":null},"videos":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errorMessage":null,"errorStatus":null,"nextPageToken":null,"prevPageToken":null,"pageInfo":null},"news":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errorMessage":null,"errorStatus":null,"nextPageToken":null,"prevPageToken":null},"testimonials":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errorMessage":null,"errorStatus":null},"messages":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errorMessage":null,"errorStatus":null},"roles":{"fetching":false,"fetched":false,"data":null,"errorMessage":null,"errorStatus":null}};

Celebrating 50 years of Kids Coding

Today, during Computer Science Education Week, we celebrate 50 years since kids programming languages were first introduced to the world with a very special creation (and furry friend): our first ever kids focused coding Google Doodle! Today's Doodle was developed through the close teamwork of not one or two but THREE teams: the Google Doodle team, Google Blockly team, and researchers from MIT Scratch!

"Doodle": 50 anos da linguagem LOGO

Jogo Didático

(1)

Autor: Google

Organização: Google

Jogo de programação por blocos, que celebra os 50 anos da criação da linguagem Logo.

Ficha Técnica

Anos

  • 3.º
  • 4.º
  • 5.º
  • 6.º

Disciplinas

  • Programação e Robótica

Domínios

  • Lógica
  • Programação

Idioma

  • Inglês

Modos de utilização

  • Online

Requisitos Técnicos

Colunas de áudio.

Propostas de Operacionalização

Equipa REDA
REDA
Explore os vários níveis do jogo com os alunos, dando espaço à descoberta do seu funcionamento. Paralelamente, explique a lógica da linguagem de programação por blocos.

Comentários

Ainda não foram adicionados comentários