A resolução de problemas no 2.º ano de escolaridade: uma sequência de aprendizagem do modelo de barras

Texto

Autor: Ana Maria Lima, Carlos Pereira dos Santos, Conceição Lima Vaz, Ricardo Cunha Teixeira

Organização: EBS Tomás de Borba, Universidade de Lisboa, EBI da Praia da Vitória, NICA-UAc / FCT-UAc

Neste artigo, apresenta-se uma proposta para uma primeira sequência de trabalho com o modelo de barras, no contexto da resolução de problemas no 2.º ano de escolaridade. Esta sequência de aprendizagem foi implementada pela equipa de coordenação do Guia de Apoio à ação do docente de Matemática, numa turma do 2.º ano de escolaridade pertencente à EBI da Praia da Vitória, ilha Terceira - Açores. O trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2016/17 inseriu-se no âmbito da oficina Matemática Passo a Passo: estratégias de superação de dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores, e do projeto Prof DA do programa ProSucesso - Açores pela Educação, da Secretaria Regional da Educação e Cultura, do Governo dos Açores.

Ficha Técnica

Anos

  • 2.º

Disciplinas

  • Matemática

Domínios

  • Números e Operações

Idioma

  • Português (PT)

Modos de utilização

  • Online
  • Descarregável

Requisitos Técnicos

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Propostas de Operacionalização

Ricardo Emanuel Cunha Teixeira
Universidade dos Açores
Através da leitura deste documento, o docente tem acesso a um conjunto de ideias, fundamentadas do ponto de vista científico e didático, com o objetivo de implementar a resolução de problemas em sala de aula, com recurso ao modelo de barras.

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