Azores.gov.pt - Portal do Governo dos AçoresEsta é uma presença online oficial do Governo dos Açores | COVID-19

Vlab-Fis A.L. 2.2 - Velocidade do som

Vídeo

Autor: PAULO SIMEÃO E NATÁLIA MACHADO

Organização: GIEDIF/FCUP

Duração: 00:02:07

O vídeo exemplifica a atividade experimental AL 2.2 – Velocidade de propagação do som da componente de Física.

O projeto VLAB-FIS é baseado em vídeos introdutórios que fornecem uma visão holística dos trabalhos experimentais, permitindo aos alunos entender os experimentos e os objetivos conceptuais correspondentes. Esta abordagem  é complementada por uma atividade de ludificação, gravações em vídeo da execução experimental (análise de vídeo) e simulações computacionais pedagógicas, visando contribuir para consolidar a aprendizagem de todos os estudantes, num contexto laboratorial e com perspetiva inclusiva, usando uma linguagem mais próxima da geração atual.
Nota: o recurso e os ficheiros anexos apresentam pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica.  

Ficha Técnica

Anos

  • 11.º

Disciplinas

  • Física e Química A

Domínios

  • Ondas e eletromagnetismo

Idioma

  • Português (PT)

Modos de utilização

  • Online
  • Descarregável

Requisitos Técnicos

Leitor de vídeo (e.g. VLC Media Player); colunas áudio; Java

Propostas de Operacionalização

Natália Alves Machado
FCUP
1. Explorar e analisar (em casa) o vídeo introdutório com o respetivo roteiro de exploração fornecido.
2. Realizar o  questionário na plataforma Kahoot, em sala de aula, minutos antes da atividade experimental, selecionando a modalidade de resposta individual para avaliar o desempenho dos alunos.
3. Em complemento à atividade laboratorial, analisar a simulação correspondente através do respetivo roteiro de exploração e/ou dos vídeos, usando o "software" livre Tracker.
4. Fazer um relatório simplificado sobre a atividade laboratorial, usando o “V” de Gowin semipreenchido que é fornecido no vídeo introdutório.

Os recursos necessários à aplicação das propostas de atividades, bem como à resolução das mesmas, encontram-se disponíveis nas Propostas de Operacionalização (PO) 2, 3 e 4.

Comentários

Ainda não foram adicionados comentários