Serão todas as nossas memórias reais?

Vídeo

Autor: Daniel L. Schacter/TED-Ed/Youtube

Organização: TED-Ed/Equipa REDA

Duração: 00:05:17

Lição animada sobre como as nossas memórias são suscetíveis de serem falseadas, distorcidas e manipuladas. De uma forma lúdica e simples, revela-se como é possível a criação de “falsas memórias”, sobretudo se nos referirmos ao período da infância. Neste vídeo educativo, Daniel L. Schacter explora a fiabilidade da memória. 

Ficha Técnica

Anos

  • 12.º

Disciplinas

  • Psicologia B

Domínios

  • A procura da mente

Idioma

  • Português (PT)

Modos de utilização

  • Online

Requisitos Técnicos

Computador; acesso à "internet"; colunas áudio; projetor de imagem.

Propostas de Operacionalização

Equipa REDA
REDA
Sugere-se o visionamento do vídeo, após a exploração dos três tipos de memória e antes de explicar o funcionamento e a importância do esquecimento. 
A partir dos exemplos de falsas memórias apresentados, o professor pode solicitar aos alunos que recorram à sua experiência pessoal para apresentarem, também eles, recordações suscetíveis de serem falsas.
O professor pode, ainda, orientar um pequeno debate em sala de aula sobre as eventuais vantagens, ou não, de se implantarem falsas memórias nas crianças. 

Comentários

Ainda não foram adicionados comentários