"O palácio da Ventura", de Antero de Quental: atividade "random input"

Texto

Autor: Paula Cotter Cabral

Organização: ESVN

Atividade que permite desenvolver o espírito crítico e a resolução de problemas a partir de um exercício de indicação de palavras aleatórias. É passível de ser aplicada em qualquer disciplina e em qualquer ano de escolaridade, adequando a questão aos conteúdos pretendidos. Esta atividade foi criada e aplicada no âmbito da formação ERASMUS KA1, "Encouraging Creative Thinking", realizada entre 8 e 12 de outubro de 2018.

Ficha Técnica

Anos

  • 8.º
  • 11.º

Disciplinas

  • Português

Domínios

  • Educação literária
  • Escrita
  • Oralidade

Idioma

  • Português (PT)

Modos de utilização

  • Descarregável

Requisitos Técnicos

Leitor de pdf

Propostas de Operacionalização

Equipa REDA
REDA
Solicitar aos alunos que indiquem palavras aleatoriamente para serem registadas no quadro e/ou no caderno.
Depois de efetuar esse registo, o professor lança uma questão, na qual os alunos devem incluir, uma de cada vez, as palavras dadas enquanto resolução de um problema. De seguida, têm de argumentar de que forma aquele conceito poderá ser a solução para o problema.
No exemplo apresentado, a atividade "Random Input" foi desenvolvida como exercício de pré-leitura do soneto de Antero "O palácio da Ventura", de Antero de Quental.

Comentários

Ainda não foram adicionados comentários