Azores.gov.pt - Portal do Governo dos AçoresEsta é uma presença online oficial do Governo dos Açores | COVID-19

Livro de Atividades - "Plantas saudáveis, planeta saudável"

Texto

Autor: Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO)

Organização: Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO)

Este livro de atividades foi desenhado, escrito e ilustrado para aproximar crianças e jovens ao mundo da proteção de plantas. Embora dirigido a uma faixa etária entre os oito e os doze anos, este livro também pode ser útil para crianças mais velhas e para educadores. Pode ser considerado um primeiro manual com informação simples sobre a proteção fitossanitária, elaborado por ocasião do Ano Internacional da Saúde Vegetal 2020.
Citação obrigatória:
FAO. 2021. Livro de Atividades - Plantas saudáveis, planeta saudável. Roma. 

Ficha Técnica

Anos

  • 3.º
  • 4.º
  • 5.º
  • 6.º
  • 7.º

Disciplinas

  • Cidadania
  • Ciências Naturais
  • Estudo do Meio
  • Português

Domínios

  • Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio
  • Educação Ambiental
  • Educação para a alimentação
  • Educação para a saúde
  • Leitura
  • Oralidade
  • Sustentabilidade na terra
  • Terra – um planeta com vida

Idioma

  • Português (PT)

Modos de utilização

  • Online
  • Descarregável

Requisitos Técnicos

Browser, leitor de PDF

Propostas de Operacionalização

Paulo Jorge Augusto Matos
Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade
No âmbito do(s) domínio(s) Desenvolvimento Sustentável/Educação Ambiental, na disciplina/componente de Cidadania e Desenvolvimento, este recurso poderá servir de fonte informativa para os alunos compreenderem a necessidade de proteger as plantas de invasões de pragas e doenças. 
Partindo da leitura do texto, os grupos de alunos poderão levar a cabo a sua cidadania ativa, desenvolvendo projetos, na escola ou na comunidade envolvente, que solucionem problemas existentes. No ponto 4. da página 21 do documento, é sugerido um projeto, que pode ser desenvolvido em articulação com a disciplina de Português (leitura utilitária e/ou competências da oralidade ) e/ou de Estudo do Meio (1.º ciclo) ou de Ciências Naturais e/ou de Físico-química (2.º e 3.º ciclos): "Torna as cidades mais verdes".

Comentários

Ainda não foram adicionados comentários