Invasoras.pt

Jogo Didático

Autor: Laurentina Soares/Sérgio Oliveira

Organização: Escola Secundária com 3.º ciclo D. Dinis

Trata-se de um jogo 2D, desenvolvido em Construct.2, onde, em cada região do país, o jogador pode ver quais as plantas invasoras e tentar combatê-las, utilizando as técnicas certas. Estão representadas as regiões Norte, Centro, Sul, Açores e Madeira.
Para combater cada planta, antes de iniciar o jogo, o jogador deve utilizar as teclas indicadas no menu.
Com este jogo, pretende-se sensibilizar os mais novos sobre os perigos que certas plantas podem causar ao habitat onde estão inseridas, ensinando-os a combater as invasoras.
Este jogo foi desenvolvido durante uma Formação em Contexto de Trabalho, de um aluno do 12.º ano do Curso Profissional Sistemas-Informáticos, em parceria com o projeto Invasoras.pt, da Escola Superior Agrária de Coimbra.
Inclui errata na proposta de operacionalização.

Ficha Técnica

Anos

  • 1.º
  • 2.º
  • 3.º
  • 4.º
  • 5.º
  • 6.º
  • 7.º
  • 8.º
  • 9.º
  • 10.º
  • 11.º
  • 12.º

Disciplinas

  • Cidadania
  • Ciências Naturais
  • Programação e Robótica
  • TIC

Domínios

  • A Pessoa como Agente Ético-Moral
  • Educação Ambiental
  • Educação para a Segurança
  • Sustentabilidade na terra
  • Terra – um planeta com vida

Idioma

  • Português (PT)

Modos de utilização

  • Online

Requisitos Técnicos

N/A

Propostas de Operacionalização

Laurentina
Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis - Coimbra
Este recurso pode ser utilizado simplesmente como uma forma lúdica de ensinar alguns conceitos importantes acerca das plantas invasoras ou como forma de ensino-aprendizagem destes conteúdos aos alunos dos ensinos básico e secundário.

Errata disponível através da seguinte hiperligação:
https://drive.google.com/file/d/1gHrQQJYwyx0UrGTfcB8BuUGje0V9da3c/view?usp=sharing

Comentários

Ainda não foram adicionados comentários