Geodiversidade no contexto açoriano

Texto

Autor: Natália Abreu

Organização: EBI de Ponta Garça

A geodiversidade “engloba a variedade de ambientes geológicos, fenómenos e processos ativos geradores de paisagens, rochas, minerais, fósseis, solos e outros depósitos superficiais que constituem a base para a vida na Terra”. Este elemento contribui para a qualidade de vida de diversas formas, sendo o elo de ligação entre as pessoas e a cultura – é o palco para a vida na Terra. Esta herança geológica possui relevância intrínseca, ecológica, científica, cultural, educativa e económica. Urge alertar, informar e discutir a nível regional, identificando atitudes e  apresentando propostas de soluções, e desenvolver ações para benefício da biodiversidade e da sustentabilidade da biosfera.

Notas:
 As gralhas são da responsabilidade da publicação.
 Produzido antes do uso obrigatório do AO. 

Ficha Técnica

Anos

  • 5.º
  • 7.º
  • 8.º

Disciplinas

  • Cidadania
  • Ciências Naturais
  • Geografia

Domínios

  • A água, o ar, as rochas e o solo - materiais terrestres
  • Educação Ambiental
  • Educação para a Preservação do Património Histórico-Cultural
  • Riscos, Ambiente e Sociedade
  • Sustentabilidade na terra
  • Terra em transformação
  • Terra – um planeta com vida

Idioma

  • Português (PT)

Modos de utilização

  • Descarregável

Requisitos Técnicos

Adobe Acrobat Reader ou outro leitor de pdf.

Propostas de Operacionalização

Escola Básica Integrada de Ponta Garça
Os textos publicados na imprensa poderão ser um recurso pedagógico que, para além de desenvolver a competência leitora, permite melhorar a capacidade crítica e promove a aprendizagem de conceitos, mostrando a relevância, a atualidade e o interesse da temática em estudo para a vida quotidiana.
A utilização de artigos de jornal (impresso ou digital) nas aulas de Ciências é uma estratégia a que muitos professores têm relutância a recorrer devido à falta de precisão científica. Contudo, os jornais poderão ser utilizados para a exploração de determinados conteúdos científicos por estarem bem preparados e com informações corretas ou, por outro lado, por permitirem a procura de erros, o que pode ser um ponto de partida para uma atividade.

Comentários

Ainda não foram adicionados comentários