Descobrir o arquipélago dos Açores (planificação do projeto)

Texto

Autor: Natália Abreu e Rui Borges

Organização: EBI de Ponta Garça

No âmbito do projeto “Descobrir o Arquipélago dos Açores”, foi criado um modelo de planificação para que os alunos possam estar envolvidos ativamente e cooperar com curiosidade e interesse nas tarefas definidas.
Foi utilizada a metodologia de projeto – modelo pedagógico que favorece a construção de aprendizagens significativas e interessantes, releva um propósito para a ação, potencia a objetividade e concentração, possibilita a interdisciplinaridade, entre outros proveitos. Através deste projeto, foi possível reconhecer alguns aspetos da região: situação geográfica, descoberta e povoamento, locais de visita obrigatória, aspetos etnográficos e culturais, monumentos e gastronomia. Assim, os alunos foram levados a aprofundar conhecimentos sobre a história, a geografia e a cultura dos Açores.

Ficha Técnica

Anos

  • 4.º
  • 5.º
  • 6.º
  • 7.º
  • 8.º
  • 9.º

Disciplinas

  • Cidadania
  • Ciências Naturais
  • Estudo do Meio
  • Geografia
  • História

Domínios

  • A água, o ar, as rochas e o solo - materiais terrestres
  • A Terra: Estudos e Representações
  • Educação Ambiental
  • Educação para a Preservação do Património Histórico-Cultural
  • O Meio Natural
  • População e Povoamento
  • Riscos, Ambiente e Sociedade

Idioma

  • Português (PT)

Modos de utilização

  • Descarregável

Requisitos Técnicos

Processador de texto.

Propostas de Operacionalização

Escola Básica Integrada de Ponta Garça
O trabalho teórico-prático deverá ser contextualizado, articulado e colaborativo, segundo as seguintes etapas:
1) sensibilização e motivação para o projeto, através da exploração de vídeos publicitários sobre os Açores;
2) constituição dos grupos de trabalho e planificação colaborativa das atividades;
3) concretização do empreendimento, através da exploração, mobilização e monitorização da metodologia de projeto;
4) apresentação de produções e desenvolvimento de competências de comunicação;
5) avaliação do processo e resultados.

Comentários

Ainda não foram adicionados comentários