Camões e "Os Lusíadas": aula 1 (contextualização histórica e cultural)

Vídeo

Autor: Secretaria Regional de Educação da Madeira/ RTP - Ensina

Organização: Secretaria Regional de Educação da Madeira/ RTP - Ensina

Duração: 00:26:43

As professoras Susana Rodrigues e Eker Sommer fazem nesta aula a contextualização histórica e literária da célebre epopeia publicada em 1572. O poema épico de Luís de Camões surge num momento único da História de Portugal que era preciso exaltar e imortalizar. A narrativa começa "por mares nunca dantes navegados" a descrever o grande feito de Vasco da Gama e dos portugueses que descobriram o caminho marítimo para a Índia. Em dez cantos subdivididos em estrofes de oito versos, o poeta assinala outros acontecimentos, desde a fundação do reino até à época em que viveu, o Renascimento. 
“Telensino: Estudar com Autonomia” é um projeto Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia em parceria com a RTP Madeira, destinado aos alunos do ensino secundário.

Ficha Técnica

Anos

  • 9.º
  • 10.º

Disciplinas

  • Português

Domínios

  • Educação literária

Idioma

  • Português (PT)

Modos de utilização

  • Online

Requisitos Técnicos

Colunas áudio

Propostas de Operacionalização

Equipa REDA
REDA
Solicite o visionamento da aula gravada como introdução ao estudo da epopeia camoniana. Explore com os alunos os conceitos abordados e construa um mapa de conceitos no quado ou através de uma ferramenta digital como o Popplet ou o  Mindmeister, entre outras (consultar "Dicas e utilidades").

Comentários

Ainda não foram adicionados comentários