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18 - Adições de um dígito

Jogo Didático

Autor: João Lopes de Freitas

Organização: Escola Secundária de Lagoa

O "18" é um jogo para treinar a adição de 1 dígito. Os alunos do primeiro ciclo e do ensino especial são o seu público-alvo; poderá, ainda assim, ser útil a alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Está configurado por defeito para minimizar a frustração; é possível configurá-lo para proporcionar competição, quando a criança estiver mais à vontade com as operações. É possível definir o intervalo de valores das parcelas ou o valor do resultado.

Ficha Técnica

Anos

  • 1.º
  • 2.º
  • 3.º
  • 4.º
  • Pré-escolar

Disciplinas

  • Matemática

Domínios

  • Números e Operações

Idioma

  • Português (PT)

Modos de utilização

  • Online

Requisitos Técnicos

Computador ou “tablet”; ligação à “internet”; navegador da “internet”.

Propostas de Operacionalização

Joao Lopes De Freitas
Escola Secundária de Lagoa
O jogo está preparado para dois tipos de operacionalização:
1) Trabalho orientado pelo professor, que acompanha o processo, desativando a previsão de erros, para que seja possível um melhor diagnóstico e correção de dificuldades;
2) Trabalho autónomo, ativando o temporizador e o modo de competição, para que os alunos se sintam desafiados a praticar as adições.
As sessões deverão ser curtas, de 10-15 minutos, para evitar saturação.
Em qualquer um dos casos, o jogo permite praticar adições com parcelas de um dígito até que as faça de forma automática, o que irá “disponibilizar” o cérebro para cálculos mais complexos (fonte: http://www.jneurosci.org/content/33/1/156).

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